quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

QUARTA-FEIRA DE CINZAS - ANO C - 13/02/2013


EIS O TEMPO DE CONVERSÃO: ORAI, JEJUAI E VIVEI A CARIDADE

 Preparar em um local de destaque para o cartaz da CF 2013 para a Cruz e o cartaz do ano da Fé.
 A cruz e o cartaz da CF deverão permanecer em destaque durante toda a Quaresma e o cartaz do ano da Fé ficará em destaque até termino do ano da Fé.

PROCISSÃO DE ENTRADA EM SILENCIO.
Chegando ao altar o presidente beija o altar e vai para o seu lugar.

Animador: A Campanha da Fraternidade é um excelente auxílio para vivermos bem a Quaresma. A CF 2013 retoma o tema Juventude e se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas


diversidades, propostas e potencialidades. No contexto do Ano da Fé, esta Campanha deseja mobilizar a Igreja e, os segmentos da sociedade a se solidarizarem com os jovens.
Animador(a) - A Quaresma é o caminho que nos conduz ao encontro do crucificado-ressuscitado.
A oração, o jejum e a esmola indicam o processo de abertura necessária para sermos tocados pela grandeza da vida nova que nasce da cruz e da ressurreição. A Igreja, nesta Quaresma, à luz da Palavra de Deus, deseja iluminar a realidade da nossa juventude e, ao mesmo tempo, lutar para que no seu objetivo geral sintam-se acolhidos. Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.

ACOLHIDA

Presidente: Queridos irmãos e irmãs, paz e bem a todos vocês que vieram participar deste encontro para celebrarmos nossa vida e nossa fé em Jesus Cristo. Estamos iniciando o tempo da Quaresma e da Campanha da Fraternidade que tem como tema: “FRATERNIDADE E JUVENTUDE” e como lema: “EIS-ME AQUI, ENVIA-ME” e o ano da Fé.

Ato Penitêncial: Presidente:

03. ENTRADA SOLENE DA CRUZ
Canto:





O grupo de jovens trazendo a Cruz, com veste roxa, entram solenemente com uma cruz grande. Durante o refrão ela caminha e nas estrofes fica parada mostrando a cruz para a assembleia. Ao chegar em frente ao altar mostra a cruz e




a coloca em lugar apropriado. Em seguida o cartaz e o baner do ano da fé.

Oremos:
LITURGIA DA PALAVRA:
E tempo de voltarmos para o Senhor, que é benigno e compassivo, é o tempo favorável: reconciliemo-nos com Deus e com os irmãos e irmãs. O Evangelho nos lembra que as grandes práticas quaresmais do cristão são a: caridade, oração e o jejum,  e neste tempo  especial com atenção a C.F que nos convida a resgatar a opção pelos Jovens e seus valores.
1ª Leitura: Joel 2,12-18
Salmo 50 (51)
2ª Leitura: 2ªCor 5,20-6,2
Evangelho: Mt 6,1-6.16-18
HOMILIA.



PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Nossa Quaresma começa hoje fazendo ecoar novamente em nossos ouvidos estas inquietantes palavras do profeta Joel: “rasgai vossos corações e não vossas vestes!”. O jejum proposto pelo profeta não se reduz a deixar de consumir determinados alimentos, ao mesmo tempo em que se gasta até mais com outros produtos, às vezes muito mais caros, como se vê hoje em dia. O jejum que ele exige, em nome de Deus, apela para uma conversão profunda, para uma volta do povo à Deus. O jejum é um convite a vivermos toda essa Quaresma em atitude permanente de conversão. Nosso jejum apela para a solidariedade com os mais pobres. Para exemplificar isso Jesus tomou três práticas consideradas bem próprias de pessoas religiosas: o jejum, a esmola e a oração. São gestos que marcam a nossa experiência de Deus, mas podem ser pura exterioridade, sem nenhuma ligação com o nosso coração. Quando jejuo ninguém precisa ficar sabendo, a não ser o próprio Deus que vê com que intenção estou fazendo isso, a esmola, porém, exige que eu me encontre com o irmão necessitado. Nossa conversão significa, portanto, abrir os olhos da consciência para as diversas situações de privação pelas quais passam muitos de nossos irmãos entre os quais os doentes como sempre nos propõe a Campanha da Fraternidade e deste ano, FTATERNIDADE E JUVENTUDE e o lema EIS-ME AQUI, ENVIA-ME. O jejum quaresmal reforça a opção da Igreja pela juventude. "Tendo como referência a cruz de Jesus Cristo, o cartaz traz, em primeiro plano, uma jovem que demonstra alegria em responder ao chamado que Deus lhe faz. A Igreja acredita nessa disponibilidade da juventude, nessa resposta do jovem que encontra na sua comunidade a abertura, a provocação e a oportunidade para um serviço à Igreja e à sociedade". Jejum sem solidariedade não passa de um simples ritualismo sem sentido. O tempo de conversão é agora!


Devemos aproveitar a ocasião que Deus está nos oferecendo, pois Ele mesmo vem em nosso auxílio para nos tornar aptos a fazer o bem, aquilo que é necessário e assim cumprir a sua vontade, realizar o seu projeto. Existem muitos problemas no mundo, mas os jovens olham para frente. E eles têm o direito de olhar com esperança para o futuro. “Eu acredito que a Campanha da Fraternidade será uma grande contribuição para que os jovens recebam uma resposta aos seus sonhos. ”O cartaz escolhido para a Campanha da Fraternidade de 2013, que tem como tema "Fraternidade e Juventude", e como lema "Eis-me aqui, envia-me!" coloca em evidência a jovialidade e a alegria. O 'Eis-me aqui, envia-me!' é a voz forte do jovem que, repleto de sonhos e com grande autoestima, se coloca à disposição para ajudar a todos nós a navegarmos em águas profundas neste mundo virtual que lhe é caro e próprio.
A igreja, ao iniciar esta caminhada quaresmal, tem os olhos fitos na cruz, donde emana a comunicação do amor de Deus por nós, na entrega de Jesus Cristo, para que nele tenhamos a vida (cf. Jo 10,10). Este gesto do Senhor é redentor, pois Ele vence todos os males e mortes que nos afligem nos salva e descortina para nós um horizonte de esperança expresso no rosto da jovem.  A cruz convida à fraternidade entre todos os povos, raças e nações, representações pelas diferentes cores e linhas que a percorrem.  As tags, vistas no alto do cartaz, acenam para a comunicação rápida, a circulação de informação e as novas ambiências para encontros, as quais devem ser perpassadas pela mensagem libertadora da cruz e contribuir para o projeto de uma sociedade justa e solidária, segundo o Reino.
A Igreja com essa Campanha, cujo tema é "Fraternidade e Juventude", chama a atenção para os desafios dos jovens na edificação do projeto de Deus, dentro do contexto de mudança de época. É um período marcado pela instabilidade dos critérios de compreensão e dos valores (DGAE, n. 20), pelas novas possibilidades de interação e desigualdade de oportunidades,

com forte reflexo na vida dos jovens, quer das cidades, quer do campo. A jovem, de braços abertos em forma de cruz, representa os que são transformados pela jovialidade comunicada pela ressurreição de Jesus, a boa nova por excelência, que nos fortalece. É com esse vigor que a jovem responde ao chamado de Deus, repetindo as palavras do profeta Isaías: "Eis-me aqui. Envia-me!" (Is 6,8).
Tem como objetivo geral: acolher o jovem no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
Objetivos específicos:
1 - Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida.
2 - Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos.
3 - Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.
Creio: omite-se
Presidente: Pai santo vosso Filho, Jesus, conduzido pelo Espírito Santo e obediente à vossa vontade, aceitou a cruz como prova de amor à humanidade. Concedei-nos e, nos
desafios deste mundo, tornai-nos misericordiosos a serviço da Juventude.
Preces:
Presidenete. Com muita humildade coloquemos nas mãos de Deus nossos preces.

- Deus misericordioso, ajudai a vossa Igreja para que este tempo quaresmal seja vivido intensamente por todos os seus fiéis e assim possam celebrar dignamente a Páscoa. Nós vos pedimos.
Ass: Senhor ouvi-nos
- Deus misericordioso, concedei que a Campanha da Fraternidade deste ano, sensibilize a Igreja as pessoas adultas as famílias os educadores em relação aos nossos jovens. Nós vos pedimos..
Ass: Senhor ouvi-nos.
Nós vos pedimos.
Por nossa comunidade nosso padre os coordenadores de pastorais e movimentos, responsáveis de grupos de reflexão para que sejamos abertos ao ao apelo de Deus. Nós vos pedimos ...
Ass: Senhor ouvi-nos.


Presidente - Rezemos a Oração da CF 2013
Pai Santo, Vosso Filho Jesus conduzido pelo Espírito e obediente à Vossa vontade, aceitou a cruz como prova de amor a humanidade. Convertei-nos e, nos desafios deste mundo, tornai-nos missionários a serviço da evangelização da juventude. Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,envia-nos, Senhor;para ser presença geradora de fraternidade; envia-nos, Senhor; para sermos profetas em tempos de mudança; envia-nos, Senhor;para promover a sociedade da não violência, envia-nos, Senhor; para salvar a quem perdeu a esperança, envia-nos, Senhor; para...
As. amém.
Ofertório:
Animado: Neste momento em que iniciamos a liturgia eucarística, oferecemos a Deus, com pão e o vinho, o nosso compromisso com a Igreja no Brasil, assumindo a Campanha da fraternidade.
Vamos trazer ao altar do sacrifício: Cinzas, vinho e partículas.
Oremos:
Prefácio da quaresma nº IV página 71. O. Eucarística III pagina 8.
Comunhão.
Pai Nosso.
Oremos: Ó Deus, fazei que sejamos ajudados pelo sacramento que acabamos de receber, para que o jejum de hoje vos seja agradável e nos sirva de remédio. Por cristo Senhor.
As. Amém.


Avios:
Benção das cinzas:
Presidente: Irmãos e irmãs, roguemos instantemente a Deus Pai que abençoe com a riqueza da sua graça estas cinzas que vamos colocar sobre as nossas cabeças em sinal de penitência.
O presidente motiva toda a assembleia para um momento de silêncio. Em seguida, convida todos abaixar a cabeça e fazer sua oração pessoal.

Presidente - Ó Deus, que vos deixais comover  pelos que se humilham e vos reconciliais com os que reparam suas faltas, ouvi Pai de amor nossas súplicas. Derramai a graça
da vossa bênção sobre os fiéis que vão receber estas cinzas, de modo especial os nossos jovens para que, prosseguindo na observância da Quaresma, possam celebrar de coração purificado o Mistério Pascal do vosso Filho. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
O presidente ou os ministros ao impor as cinzas proclamam: “Convertei-vos e crede no Evangelho” e orientam os fiéis a responderem: “Apagai, Senhor, o meu pecado”.
Após receber as cinzas podem em silêncio ir voltando para suas casas em silêncio, pois é tempo de meditar.

Benção Final:
Canto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário