sexta-feira, 31 de outubro de 2014

HOMILIA DO XXXI DOMINGO DO TEMPO COMUM DO ANO A, COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS, DIA 2 DE 11 DE 2014.

A MORTE NÃO É O FIM
PRIMEIRA LEITURA  JÓ 19,1.23-27ª.
SALMO 26.
SEGUNDA LEITURA  ROMANOS 6,3-9.
EVANGELHO DE MATEUS  5,1-12ª. 

“A vida não é tirada, mas transformada”.
“As almas dos justos estão nas mãos de Deus”...

Na extensão da festa de Todos os Santos, a Igreja, hoje, com o amor de sua mãe morta abraça toda a história, e em particular os fiéis defuntos, confiando-lhes a misericórdia do Pai. Os textos bíblicos da celebração de hoje (que permitiu uma maior liberdade de escolha) a intenção de nutrir e revitalizar a nossa experiência de fé, esperança e caridade, em face da morte e da relação com o falecido. Sem dúvida, a morte é uma tragédia sem proporções, tanto para aqueles que saem e para aqueles que permanecem. A palavra do Senhor, no entanto, também revela outra face da morte, o rosto de uma irmã ... (cf. St Francis). Assegura-nos que a morte não é a destruição sem esperança de uma vida, a derrota total de uma pessoa que cai em um abismo sem fundo desaparecendo no ar. Não é o mal absoluto do homem. Mas é a abertura através da qual uma pessoa passa a partir de uma forma de existência, que não é suficientemente conhecido, outra nova forma, muito superior a esta. É como ir de uma sala escura para outra sala cheia de luz ("brilha a luz perpétua sobre eles", que é Deus e Cristo ressuscitado). "A vida não é tirada, mas transformada" (cf.. Prefácio) continua para além da morte. Como um trem que entra em um túnel escuro e dá a impressão de afundar lá. Mas continuou sua corrida através de outra região. Esta vida que flui para além da morte, a "vida eterna" (Mt 25,46), mas para nós na estrada é uma incógnita. Mas quem cruzou o limiar da morte começa a experimentar: surpresa indizível que o amor de Deus preparou! E só gostam de fazer surpresas. Não podemos negar o amor infinito alegria, que é Deus. Contornos, ainda obscuro, de uma surpresa, que os mortos e que já podemos saborear vagamente acho, são evocados pelas imagens evocativas contidas nas várias passagens bíblicas de hoje. "As almas dos justos estão nas mãos de Deus... Eles estão em paz" (Sb. 3,1.3). Eles são as mãos mais acariciando, é o abraço mais reconfortante que você jamais poderia sonhar. "Nós não estamos cientes das mãos de Deus que recolhemos?" (Paul Claudel). O crente sabe, mas não vê-lo e não sentir. Pode acontecer que durante a sua vida terrena, um homem nunca virá, por várias razões, a sentir essa presença do Pai. Mas, com os olhos da morte será aberta e você vai descobrir a verdade: você já estava nas mãos d'Aquele que sempre quis e te guarde para sempre com Ele; mas agora eu sinto uma alegria transbordante. Onde estão os mortos? “Eles estão lá, nos braços de Deus, em paz.” Quando oramos para "descanse em paz", não pedir a sua inconsciência do sono, mas a plenitude da relação filial com Deus e a comunhão aqui é a paz!. Agora, toda a verdade e saborear a doçura de que "Bem-aventurados!" que Jesus tem repetido no Evangelho de ontem (uma música que repete a liturgia até hoje), "serão consolados... satisfeito... verão a Deus." Agora participar da grande festa em que Deus "vai eliminar a morte para sempre... enxugará as lágrimas de todas as faces" (Isaías. 25,6-9). E 'o triunfo da vida e da alegria. E 'a jornada terrena de uma pessoa que termina com a chegada em casa: a porta se abre e corre na família, aceito por Deus e por uma multidão que festejava. "Para mim, morrer significa voltar para casa. Não é o fim, mas apenas o começo. Quando morremos vamos para estar com Deus e com todos nós conhecemos que foram antes de nós, nossa família e nossos amigos vão estar lá esperando por nós. céu deve ser um lugar agradável “(Beata Madre Teresa de Calcutá)”. "A morte desliza em Deus" (provérbio judaico). É hora para o encontro definitivo com Deus. Cada homem nasce para a tal reunião, "o encontro mais fantástico que você pode imaginar, que com o Amor de Deus." Assim, o Abbé Pierre, que declarou que recitar a Ave Maria tinha o hábito de mudar as últimas palavras "a hora de nossa morte", com "agora e na hora do nosso encontro". A morte é então o grande ponto de viragem, o evento culminante da vida. "O pôr do sol da vida, na perspectiva cristã, os contornos de uma" passagem "de uma ponte de vida em vida, incluindo a alegria frágil e insegura desta terra e a plenitude da alegria que o Senhor reserva para os seus servos fiéis: Entra no gozo do teu Senhor (Mt. 25:21) "(João Paulo II, Carta aos idosos). Na verdade, há uma boa notícia sobre a morte: Ele, que acolheu-a com um supremo ato de amor venceu, e seu destino está reservado para nós. É aí que se baseia na experiência dos cristãos, aqueles que vivem "pela fé no Senhor ressuscitado" e na "bem-aventurada esperança que, juntamente com os nossos irmãos falecidos e irmãs em Cristo são ressuscitados para uma nova vida" (liturgia de hoje). E o amor está ligado. Na verdade, o vínculo com os mortos não é quebrado pela morte. A relação não é interrompida, o diálogo continua. Quem vem em Deus não abandona os seus entes queridos. Continua com uma presença invisível, mas real. Os mortos não são memórias, mas pessoas reais. Eles não são os amigos de ontem, mas de hoje. - Aqueles que já vivem na presença de Deus estão pertos, como ele está perto de nós, e, em seguida, em um relacionamento muito mais profundo do que antes, em atenção que excede em muito o amor que trazemos para eles amar, porque eles olharmos com os olhos de Deus e nos ama com seu coração. - Mesmo os mortos que ainda estão em um estado de purificação de forma eficaz nos amam, porque eles são muito mais perto de Deus do que nós. Mas eles também receberam a nossa ajuda. É uma troca comovente de amor fraternal. Em Deus, que é Amor uma corrente de vida e de amor liga todos os membros da família: aqueles já totalmente possuídos por Deus, aqueles que se permitem ser purificado por ele esperando para encontrá-lo em chamas, e aqueles que ainda são peregrinos na terra. E 'a maravilhosa realidade da "comunhão dos santos". As "chamas" de "purgatório" não são físicos, mas um símbolo do amor de Deus que o rodeia e limpa. Os fiéis que, no momento da morte ainda não completou o seu caminho de conversão, mas - apesar de ser unido ao Senhor - ainda mantém vários acessórios, não é capaz de "ver" imediatamente. Então Deus com seu amor purifica e refina a preparar encontro perfeito com ele. Uma dolorosa purificação. Em que sentido? A pessoa, agora livre de distrações e terra condicionado, percebe Deus como o Bem supremo, de que você se sente atraído e dirigido com todo o seu ser. Mas ele adverte a impossibilidade de encontrá-lo uma vez, dado o seu estado de imperfeição. E isso lhe dá um sofrimento indescritível. O sofrimento, porém, cheio de esperança e alegria. Não é o sofrimento do inferno, onde domina o desespero de quem sabe que nunca vai alcançar o objeto de todos os seus desejos. Purgatório não é um "inferno" provisório. Sofrimento profundo pesar e mesmo comovente ao observar que em sua vida terrena também muitas vezes não correspondida ao amor de Deus, ele não perdeu os seus dons e muitas oportunidades que foram oferecidas para o amor. O amor dos santos e também a nossa pode contribuir de forma efetiva para acelerar este processo de purificação, acelerando o momento de seu encontro com o Senhor. De que maneira? Com a oração (especialmente a Missa) e as obras concretas de misericórdia. E 'Esta é uma forma requintada de caridade fraterna em favor do falecido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário