sábado, 22 de fevereiro de 2014

HOMILIA DO VII DOMINGO DO TEMPO COMUM DO ANO A DIA 23 DE 02 DE 2014.
OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE!
1ª LEITURA Le 19,1-2.17-18.
SL 102(103)
2ª LEITURA 1CR 3,16-23.

O amor ao próximo já era um preceito no Antigo Testamento.  Com Jesus, Este preceito foi melhorado, com o acréscimo dos seguintes itens:
1-Que devemos também amar os nossos inimigos;
2-Amar o próximo como a nós mesmo;
3-Amar o irmão como Jesus nos amou.
O Evangelho de hoje abre a perspectiva do relacionamento humano que ultrapassa os limites que os homens costumam impor. Jesus convida-nos a viver o amor, que é a caridade para além dos critérios humanos.
O Primeiro Testamento mandava amar ao próximo, entendendo o amor como algo restrito à religião e à raça, simplificando-o: aos amigos a amizade; aos inimigos o desprezo.
Jesus veio aperfeiçoar essa Lei. Ele propõe que o amor deve começar pelos mais próximos, por aqueles que, por vontade divina, estão à nossa volta, devendo estender-se a todos, sem exceção, por um motivo único: todos são filhos de Deus, por isso, todos são irmãos.
Amar o inimigo, aquele que nos trata mal, que nos difama, que procura prejudicar-nos é entrar em relação direta e de verdade com aquele que também é amado pelo Pai, mas que para mim se apresenta como um problema, um empecilho para a vivência da caridade.
Amar o inimigo mostra que o amor é a capacidade de se relacionar com o diferente, com os que nos fazem viver situações conflitantes e todo discípulo é convidado a ter um comportamento que o revele como autêntico filho de Deus, amando amigos e inimigos.
O Pai é perfeito porque suporta aceita e ama a todos sem distinção, pois esta é a forma mais perfeita de viver a caridade, a fraternidade e a justiça.
Para acabar com a inimizade e o ódio em que vivia o povo, Jesus apresenta aos pobres em espírito e perseguidos por causa da justiça, o modo perfeito de ser discípulo: o amor aos inimigos e a oração por eles. Este é um desafio para todo cristão, todos os homens de boa vontade: serem capazes de uma entrega total à semelhança do Pai e de Jesus.
“Sejam perfeitos como é perfeito o Pai que está no céu”.
Pe. Rosevaldo Bahls.

Cascavel, 19 de 02 de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário