segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Batismo

Hoje em dia, muitas pessoas batizadas não assumem o próprio Batismo. Nunca chegaram a ratificá-lo.
Nelas, a novidade do Batismo não frutificou ainda. Parece ter ficado semente estéril. Você, por certo, não está nessa situação. Caso contrário, não teria chegado até estes exercícios. Mas quero propor-lhe, agora, um acesso mais consciente à graça do seu Batismo e a possibilidade de atualizá-lo em sua vida.
Algumas pessoas questionam o fato de terem sido batizadas ainda crianças, sem ter consciência do que se passava. Se você sente qualquer mal - estar a esse respeito, não se aflija. Procure, antes, entender o que ser batizado significa “hoje” em sua vida. Tome consciência sem se preocupar.
Aprofundando mais, vale uma observação: todo “sacramento” é celebração de uma iniciativa de Deus em Cristo. Essa celebração se faz quando nós assumimos um gesto humano muito expressivo, engrandecido e enobrecido por um significado novo e transcendente. Por exemplo: banhar-se, comer juntos, ser ungido com algum creme, perfumado, tratado etc.
O seu Batismo foi à celebração pela qual Deus escolheu você como filho, como filha, gratuitamente, antes mesmo que você pudesse pensar em ter méritos. Em redor de você, sua família e a comunidade, que representava a Igreja inteira, celebravam agradecidas este dom, inimaginável antes de Cristo, este “novo nascimento”, superior ao primeiro, sua integração à grande família de Deus. Isso se expressou com um pouco de água (um banho excessivamente simplificado!), porque a água não só “lava, mas afoga e dá vida”. Estes três significados da água estão presentes no Batismo.
A água do Batismo “lavou” você da mancha, que não era ainda pessoal, mas muito perigosa: a mancha de haver nascido em uma humanidade pecadora. Em total contraste, o Batismo introduziu você na nova humanidade, reconciliada com Deus por Cristo.
Para que você entenda melhor o sentido de “morrer” e “viver” comunicados no Batismo, leia medite a Carta de São Paulo aos Romanos. As palavras que junto para maior compreensão, e não são de Paulo, estão entre parênteses.
“Quando fomos batizados em Cristo, fomos batizados (isto é, mergulhados) em sua morte. Para que, assim como Cristo foi ressuscitado entre os mortos para a glória do Pai, assim também nós vivemos para uma vida nova (que vida nova?). Se morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos, sabendo que Cristo, uma vez ressuscitado, já não morre mais e que a morte não tem domínio sobre Ele. Sua morte foi um morrer para o pecado (isto é, para a humana possibilidade de pecar) de uma vez para sempre. Sua vida, porém, é um viver pára Deus. Do mesmo modo, vocês se considerem mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus” (Rm 6, 3-4.8-11).
O que significa isto de “viver para Deus”? São Paulo explica.
“Se vocês ressuscitaram com Cristo, procurem o que é do alto (isto é, o Reino de Deus, que vem de cima e no alto culminará, pois é iniciativa divina), onde (já) está Cristo, à direita de deus. Aspirem ao que é do alto (pois jamais se perderá) e não ao que é da terra. Porque vocês morreram e a vida de vocês está oculta em Cristo em Deus. Quando Cristo, a vida de vocês, aparecer, então, também vocês aparecerão gloriosos” ( Cl 3, 1-4).
Já que “Deus é amor” (IJo 4,8), “o que do alto” é o que pertence a ordem do amor verdadeiro, que é imortal. É bem verdade que nossa glória de criaturas novas está ainda em boa parte oculta. A história ainda não acabou. Ainda permanecemos na luta contra o mal e contra o egoísmo, luta que é, precisamente, um combate solidário no amor, missão de todos nós, Igreja de Deus.
Observe como nossas passagens citadas (e em muitas outras semelhantes), são Paulo une a afirmação serena do que Deus nos deu para sempre e o chamado de assumir nossa pessoal responsabilidade, para que o dom não se perca.
Qual tem sido, a esta altura da vida, sua acolhida pessoal ao dom da Vida Nova – dom de uma liberdade fundamentalmente curada – e sua resposta responsável à generosidade do Senhor? O que você pensa fazer? Você já foi crismado? Você já pensou que o Sacramento da Confirmação - a Crisma - é a ratificação do Batismo pelo adulto, que assume com seriedade, a responsabilidade de membro da Igreja de Cristo?


Pe. Rosevaldo Bahls
padrerosevaldo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário