sexta-feira, 19 de agosto de 2011

XXI Domingo do Tempo Comum - Ano A DIA 21 DE 08 DE 2011



IGREJA PLANTADA SOBRE A ROCHA

Herodes, o Grande, tinha construído sobre um majestoso rochedo um grande Templo dedicado a Augusto, na região próxima das nascentes do Jordão. Mais tarde, o tetrarca Felipe reconstruiu a cidade que aí havia, e lhe deu o nome de Cesaréia também em honra ao Imperador. Ficou com o nome de Cesaréia de Felipe, para distingui-Ia da Cesaréia Marítima, construída junto ao mar Mediterrâneo por Herodes, o Grande.
Foi nessa região que se deu um dos fatos mais marcantes do Evangelho, que a Igreja não se cansa de ler e meditar. Jesus, em companhia de seus apóstolos, estava percorrendo os campos e as aldeias na sua missão de semear as sementes do Reino de Deus. A certa altura parou, concentrou-se em oração (Lc 9,18) e se abriu com os apóstolos para fazer- Ihes uma importante consulta: saber o que é que o povo pensava a respeito dele. "Quem é o Filho do homem - perguntou Ele - na opinião do povo (Mt 16,13)?"
As respostas são por todos conhecidas. Havia quem pensasse que Jesus era João Batista redivivo; outros pensavam que era Elias, o qual, segundo a crença popular, não tinha morrido, mas iria voltar um dia para ungir o Messias; outros pensavam que era Jeremias, um dos grandes protetores do povo judeu, e que estaria voltando para defender o povo; outros, enfim, pensavam vagamente nalgum outro profeta ressuscitado.
Tudo isso era possível, na mentalidade simples e religiosa do povo. Jesus deixou que abrissem todo o leque das opiniões disparatadas. Mas depois, assumindo, sem dúvida, uma atitude de quem cobra um sério compromisso, perguntou: "Mas, segundo vocês, quem sou eu?" Foi quando Pedro, como que impetuosamente retomando a palavra em nome de todos, respondeu, na grande profissão de fé, que os séculos nunca iriam esquecer: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo" (Ibid., 15). Marcos e Lucas trazem também a declaração da messianidade de Jesus. Mas só Mateus acrescenta ainda a proclamação da filiação divina.
Vem, então aí, a solene declaração de Jesus, a mais longa de suas palavras dirigidas a uma pessoa em particular: "Feliz és tu, Simão, Filho de Jonas, porque não foi a carne e o sangue que te revelaram isso, mas meu Pai que está no céu. E eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não poderão vencê-Ia. Eu te darei as chaves do Reino do céu; tudo o que tiveres ligado na terra será ligado no céu; e tudo o que tiveres desligado na terra será desligado no céu" (Ibid., 17-19).
O desenvolvimento dessas palavras vai-se tornar cada vez mais claro na caminhada do Evangelho, pelas palavras e gestos de Jesus. sobretudo, Jesus vai rezar por Pedro, para que sua fé não desfaleça, e lhe dá o encargo de confirmar seus irmãos na fé (Lc 22,31 ), e vai confiar-Ihe o pastoreio de todo o rebanho da Igreja (J021 ,15ss). O que, aliás, indica implicitamente que o poder dado a Pedro deve passar para seus sucessores, como a Igreja crê e professa com alegre fidelidade.
Não é improvável que, quando Jesus disse a Simão -"Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja", tivesse bem diante de seus olhos o rochedo de Cesaréia sobre o qual se erguia o templo de Augusto. Era bem esse o feitio de sua pedagogia, sempre atento às sugestões do tempo e do lugar. E a imagem da pedra -"Cefas" em hebraico - é extremamente bem escolhida para indicar a solidez e a unidade da Igreja, garantida pela autoridade de Pedro, reflexo na terra da autoridade de Cristo no céu.
E Jesus - com uma imagem muito prática - entregou Pedro "o poder das chaves". E é como São Pedro é representado: com as chaves na mão. Sinal de poder. E só ver o texto de Isaías onde se fala da nomeação de Eliaquim pàra superintendente do palácio real (Is 22.19-23). Sabe-se que ainda hoje nalguns lugares do mundo árabe se vêem na rua homens carregando duas grandes chaves pendentes dos ombros, para mostrar sua autoridade de proprietários.
Pedro, na igreja, em nome de Cristo que lhe deu o poder, "liga e desliga", isto é, proíbe ou permite. Felizes dos discípulos de Cristo, que têm na terra alguém que os guia com um poder confirmado no céu: "O que ligares na terra será ligado no céu, e o que desligares na terra será desligado no céu".
Pe. Rosevaldo bahls
padrerosevaldo@terra.com.br
Cascavel 10 de 08 de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário