quarta-feira, 27 de julho de 2011

A Fé por Nossa Senhora de Caravaggio é incondicional



A Bíblia apresenta-nos uma visão da origem da vida: "no caos, Deus falou e tudo foi feito. E Deus viu que tudo era bom". "E Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança": inteligente, livre... "E Deus criou um belo jardim e encarregou a mulher e o homem de serem os cultivadores, os guardadores..." Nesse jardim teriam o necessário para viver, sustentar a vida!Essa visão bíblica, bela e profunda, dá o sentido da vida, da obra da criação, e o papel do ser humano, no jardim que lhe foi entregue, para ser cultiva e estar á serviço da vida. Por isso dizemos: "Maria, Mãe de Deus e nossa, ajuda-nos a cuidar da vida, ajuda-nos a cuidar da bela obra da criação".Isso provoca uma pergunta: Por que esse pedido? Refletido e vendo como a criação se nos apresenta, percebemos que Deus apostou na liberdade e responsabilidade humana. O ser humano foi chamado à vida para cuidar e cultivar o "jardim", para ser "sócio de Deus" na grande obra da criação. Devemos reconhecer que o ser humano não está respondendo, plenamente, ao compromisso que recebeu!
Se de uma parte, temos pessoas conscientes e comprometidas em cuidar do "planeta terra", de outra parte, muitos se deixam guiar pela ganância do lucro fácil. A predominância do egoísmo, leva o homem a esquecer o "projeto de Deus" e privilegiar "seus projetos", mesmo em detrimento da vida. Aí vemos, que ao invés de ser "cuidador da vida e do jardim", o homem assume o papel de predador. Esqueceu o "projeto de vida e vida plena" para prostrar-se ante o ídolo do lucro rápido. Deixa de "cultivar o jardim" e mesmo a depreda-o, para ver o lucro crescer. Deixa de cuidar da vida, para se concentrar na acumulação de bens.Quando percebemos as consequências desastrosas, do mau uso da natureza, "a casa, que Deus confiou ao nosso cuidado", voltamos nosso olhar para Aquela que se pôs a serviço da vida e se consagrou plenamente à proposta de Deus : "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se me mim segundo a tua Palavra".
Assim, como cuidadores do "jardim" que nos foi confiado, usemos a inteligência e a liberdade que Deus nos deu. Sejamos reverentes diante do grande valor da vida! Usemos com moderação os bens que o planeta terra nos oferece, para que estejam à serviço de todos.Diante da grande "obra da criação" sejamos mais solidários e abramos os olhos para ver que o consumismo é fonte de lixo; vejamos que o luxo, muito facilmente, vira entulho e lixo!Despertemos nossa consciência para ver que, o uso generalizado dos plásticos, quando vai para os lixões, perdura por séculos... e nas ruas, quando acontecem as chuvaradas, entopem as galerias e são uma das causas de muitos alagamentos... e o ser humano, assim se torna um grande "agente poluidor"!Vejamos que, na agricultura o uso de agrotóxicos é prejudicial à vida, ao meio ambiente e contamina o solo e as águas. Se por um lado favorecem a apresentação frutos belos e grãos abundantes, por outro lado, se tornam um "traiçoeiro saco de venenos"!Aprendamos a valorizar e economizar a água. Vejamos como pequenos gestos, como o fechar a torneira, quando escovamos os dentes; evitar o desperdício, ao lavar o carro e calçadas com mangueira; dar o devido encaminhamento para o óleo de frituras... isso tudo evita a poluição de rios e mananciais. Essas pequenas atitudes são de um efeito muito grande, na preservação da vida e no cuidado que devemos à obra da criação.Tomemos consciência que o mais fácil não é o mais saudável nem o mais inteligente.Diante dessa realidade, só o "olhar da Mãe" é capaz de nos levar a perceber a importância e o sentido da vida de seres "humanos construtores do mundo". O "faça-se em mim a tua Palavra" deve nos orientar na preservação e no cuidado da vida.
Estamos juntos nesse planeta terra, e aqui está o grande dilema: ou cuidamos inteligentemente da terra, para que viva e seja fonte de vida para muitas gerações, ou buscamos loucamente o lucro fácil e rápido, que gera a angústia anunciadora da próxima catástrofe!Vejamos apenas um dado que nos faz pensar:"O Brasil tem a liderança mundial uso de agrotóxicos e defensivos agrícolas, pela quantidade despejada por hectare cultivado".Dizem os estudiosos e entendidos que ainda estamos em tempo de reverter esse quadro e preservar a vida, para que gerações futuras tenham condição de vida e sobrevivência, no "jardim que Deus confiou ao nosso cuidado"!Há uma série de pequenas iniciativas, que são de grande alcance. Num curso, o professor dizia: "Quanto mais abrangente e global o problema... tanto mais local a e individual a iniciativa para a solução". Uma atitude inteligente, que está sendo aceita e há quem a põe em prática é a agricultura ecológica, a produção de hortigranjeiros e frutas sem o uso de agrotóxicos. Está sendo propagado o uso de defensivos orgânicos e a rejeição completa de todo o tipo de veneno. A comprar e o uso dos frutos locais e da estação, o que evita as longas viagens, a refrigeração e é uma economia de combustíveis.
Outra iniciativa muito elogiável é a realização de "feiras ecológicas", em que os agricultores vendem seus produtos, diretamente ao consumidor, e isentos de agrotóxicos.Uma medida importante é a reciclagem do lixo, os orgânicos, que podem ser usados no jardim ou na horta como adubo; e a separação de plásticos, vidros, metais, papel... que além de diminuir o tamanho dos lixões, são fonte de renda para os catadores. Ligado à isso temos uma bela iniciativa, são as "Cooperativas de Catadores de Lixo", já presente em nossas cidades.É a partir dessas pequenas iniciativas que poderemos favorecer a vida no planeta terra.Temos o exemplo do beija flor, no incêndio da floresta, quando foi ridicularizado pela insignificância de uma gota de água, diante tamanho do incêndio, simplesmente respondeu: "Eu estou fazendo a minha parte"! Façamos a nossa parte, façamos o que está ao nosso alcance."Na tempestade, olha para a Estrela e invoca Maria".Por isso voltando nosso olhar para a Mãe de Deus e nossa dizemos:"Maria, tu que acolheste a Vida e acompanhaste o Verbo de Deus desde Belém, aos pés da cruz, ajuda-nos a tomar consciência de nossa vocação de cuida dores na vida. Ajuda-nos a sentir que a criação toda geme e sofre em dores de parto. Maria ajuda-nos construir nessa dor e sofrimento a vida que se renova!Maria ajuda-nos a perceber que essa dor e essa crise nos leve a assumir o papel de cuida dores da vida e da obra da criação!Maria ajuda-nos a ver, nessa dor, angústia e sofrimento, o prenúncio de uma vida nova, mais humana, mais solidária e mais fraterna".

MARIA, AJUDA-NOS A CUIDAR DA CRIAÇÃO





Nenhum comentário:

Postar um comentário