sexta-feira, 17 de junho de 2011

Santíssima Trindade



SANTISSIMA TRINDADE - ANO “A”
19 DE 06 DE 2011.
QUEM É DEUS?

A festa da Trindade, festa da comunidade! A Trindade, comunhão perfeita, é o ideal da comunidade cristã. A Trindade existe para se relacionar com a humanidade. É na descoberta de Deus que descobrimos o ser humano: pois Deus é aquele que deseja se encontrar com a comunidade, caminhando com ela, abrindo-lhe o acesso à libertação é a vida em plenitude. Aceitar Deus é possuir a vida, é comprometer-se com seu
“A Trindade é a melhor comunidade”. Esta afirmação define muito bem o dia de hoje. A festa da trindade é a festa da comunidade. Na 1ª leitura (Ex 34, 4b-6.8-9) o Evangelho (jo 3, 16-18) nos dá a resposta de quem é O projeto de liberdade e vida para todos. Deus; como aquele que caminha com seu povo, um Deus amor e fidelidade, aquele que traz para dentro de nossas vidas seu projeto de libertação e vida para todos; de forma que encaminhando a caminhada de nossas comunidades, somos levados a celebrar na Eucaristia, nossa vitória e iluminar nossos projetos, em sintonia com o projeto de deus.
A trindade existe para a comunidade cristã a 2ª leitura (cor 13, 11-13) Deus é a comunhão que se manifesta na comunidade cristã. Paulo escreveu diversas cartas e não sabemos a qual se refere. Esta carta revela as peripécias da comunidade cristã, os avanços e recuos, as alegrias e sofrimentos, a necessidade constante de discernimento para continuar firme no projeto de Deus. O texto tem duas referências litúrgicas, a do beijo fraterno (cor 13,12) e a saudação trinitária (cor 13,13. A referência no beijo faz parte das recomendações (cor 13, 11-12) ao passo que a saudação trinitária e o augúrio final do Apostolo ( cor 13, 13). As recomendações revelam o rosto da comunidade .
Aceitar Deus é possuir a vida, é comprometer-se com seu projeto de liberdade e vida para todos. O Deus de amor está presente na comunidade cristã - o corpo de Cristo – chamado-a à comunhão e solidariedade perfeita, mediante a comunhão do Espírito (II Leitura). A comunidade Trinitária é o fruto da comunidade cristã. Só ela pode garantir vida plena, capaz de superar inclusive a morte.
Pe. Rosevaldo Bahls
padrerosevaldo@terra.com.br
Cascavel, 16 de 06 de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário