quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

HOMILIA DO III DOMINGO DO ADVENTO DO AB DIA 14/12/2014.

1ª leitura Isaias 61,1-2ª.10-11.
Salmo 9lc 1,46ss.)
2ª Leitura 1™s 5,16-24.
Evangelho  João 1,6-8.19-20.

JOÃO DECLAROU: “Eu SOU A VOZ QUE GRITA NO DESERTO: ‘APLAINAI OS CAMINHOS DO SENHOR”.


A tradição litúrgica da Igreja chama este terceiro domingo do Advento de Gaudete, isto é “Alegrai-vos!” No Missal Romano, a antífona de entrada exclama: “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto!” (Fl. 4,4.5). Como expressão dessa alegria, pode-se usar no lugar do roxo, o cor-de-rosa, no tom conhecido como “rosa antigo”. É um roxo suavizado, que exprime a exultação pela aproximação do Santo Natal. Alegrai-vos! Alegremo-nos! O Senhor está perto! Está próximo o Natal; está próxima a Vinda do Senhor; está próximo de nós o Salvador nosso nos diversos momentos de nossa existência! Ele não é Deus de longe; é Deus de perto: seu nome será para sempre Emanuel, Deus-conosco! Este domingo nos trás motivos de alegria por causa da esperança, das promessas de Cristo, da prática da  justiça, do perdão dos nossos pecados, e do tempo de espera pelo aniversário da chegada  do Messias. A Palavra do Senhor dirigida a nós hoje, fala de alegria, de esperança, de promessa, de justiça, de redenção dos cativos, de tempo de graça do Senhor, da chegada do Messias. O profeta Isaías, na primeira leitura, apresenta-se com a missão de anunciar a Boa-Nova às pessoas que sofrem por causa das injustiças, da pobreza, de prisões, perseguições; e de anunciar o ano da graça do Senhor. Em um momento em que tudo parecia perdido e o povo não tinha mais ânimo para retomar o caminho para reconstruir a nação, e começar de novo, esse profeta vem cantando e falando de coisas novas que Deus fará. Ele anuncia uma nova era em que as relações humanas serão transformadas radicalmente e quem realizará essa transformação será Deus. Na segunda leitura, Paulo propõe aos cristãos cultivarem atitudes necessárias para a edificação da comunidade: alegria, oração e ação de graças. A verdadeira alegria nasce da oração, “rezai sem cessar, dai graças”. (vv. 17-18) O convite à alegria não significa esquecer os problemas, é antes de tudo um chamado a sair do desânimo e fazer alguma coisa. É um apelo a pôr-se a caminho, porque o novo vai acontecer, mas é preciso que preparemos a sua chegada. No Evangelho, João Batista é apresentado como aquele que deve “dar testemunho da luz”. (v. 7) O versículo 5 afirma que as trevas tentaram apagar a luz. É uma referência ao tipo de sociedade que busca sufocar a vida em todos os sentidos. Quando o mundo todo se unir em defesa da vida, então é que poderemos afirmar que a vida trazida por Jesus começa a se realizar de modo pleno. O versículo 8 define, com clareza, a missão de João Batista: “este homem não era a luz; veio apenas para dar testemunho da luz”. Dar testemunho da luz consistia em despertar o desejo e a esperança de vida, preparando a chegada daquele que era a vida luz. João Batista não falava em festa, em alegria, mas convidava o povo a pôr-se a caminho, a arrumar a vida para encontrar-se com alguém muito especial, que “já estava no meio do povo”, e que viria trazer a alegria tão sonhada. Pois é a alegria de saber que Deus vem para salvar seu povo e plantar a justiça que ele veio proclamar. Indagado se era ele o Messias, ele foi claro: “Não sou!” De si mesmo João dizia ser apenas uma simples voz, alguém a anunciar uma mensagem, sem nem mesmo ter a pretensão de que todos o escutassem. Consciente de que seu papel era apontar o caminho, e que converter-se é uma decisão pessoal, João cumpre a sua missão e deixa que as pessoas decidam suas vidas. O Evangelho, então, nos ensina que é feliz somente aquele que escuta a “voz” de quem, como João Batista, aponta a única luz que vale a pena seguir: a de Jesus Cristo. E hoje, somos nós a “voz” que anuncia Cristo aos irmãos? Não acontece, às vezes, que, em vez de anunciar Cristo, colocamo-nos em primeiro plano e deste modo impedimos as pessoas de conhecer a “verdadeira luz” que é Cristo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário