segunda-feira, 21 de maio de 2012

DOMINGO DE PENTECOSTES DIA 27 DE 05 DE 2012 DO ANO “B”.



FOMOS BATIZADOS NUM SÓ ESPÍRITO, PARA FORMARMOS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO.

A festa de Pentecostes, culminância da festa Pascal, vivifica a Igreja. A Igreja renovada pelo Espírito é o Corpo Místico de Cristo, o Povo de Deus, enviada pelo Senhor para dar continuidade à sua missão redentora. “A Igreja enquanto marcada e selada com o Espírito, continua a obra do Messias, abrindo para os que creem as portas da salvação”. A Igreja nasce do evento de Pentecostes, isto é, do Espírito do Senhor ressuscitado. A Igreja nasce missionária, porque nasce do Pai que enviou Cristo ao mundo; nasce do Filho que, morto e Ressuscitado, enviou os apóstolos a todas as nações; nasce do Espírito Santo, que infunde neles a luz e a força necessária para levar a termo esta missão. A Igreja nasce da missão e existe para a missão. Existe para os outros e precisa ir a todos.
Os membros da Igreja, mensageiros de Jesus Cristo são, antes de tudo, testemunhas daquilo que viram, encontraram e experimentaram. Esse fato implica irradiar a presença de Deus, de Jesus. Cristo, e, na força do Espírito Santo, proclamar com a palavra e com a vida que Cristo, está vivo;
entre nós. No acontecimento de pentecostes em Jerusalém, Lucas evidencia a universalidade da Boa-Nova de Jesus e o milagre do entendimento, na diversidade das línguas, raças e povos. Qual seria ou seriam os milagres do Pentecostes, em 2012? Sem dúvidas, muita gente deseja que “seja Pentecostes novamente na Igreja”! Que se renove o Pentecostes do Vaticano II, neste ano que se celebra o cinquentenário de sua abertura. Que a festa de Pentecostes reaviva a caminhada evangelizadora da Igreja em todo o mundo, em especial em nossa igreja Particular de Cascavel, que está se preparando para a jornada mundial da juventude rio 2013, e o testemunho de fé de cada irmão e irmã. Recebamos o Espírito como força amorosa do Pai e do Filho ressuscitado que reanima os corações e nos confirma na missão, em comunhão com todos os que se empenham na edificação de uma sociedade reconciliada e reconciliadora, em tempo de mudanças. Irmãos e irmãs sejam todos bem-vindos! Hoje, na Solenidade de Pentecostes, bendizemos ao Pai, que por meio de Jesus nos enviou o Espírito Santo e nos revestiu da sua força para sermos testemunhas alegres e corajosas do Ressuscitado. A Solenidade de Pentecostes marca o término do Tempo Pascal. Comemoramos também neste domingo, o Dia das Comunidades Eclesiais de Base, alicerce de vida comunitária de nossa caminhada pastoral e evangelizadora, que se reúne na fé, tornando-nos discípulos missionários de Jesus a serviço da vida. Na alegria de participarmos da espiritualidade divina que nos une em um só corpo.

Pe. Rosevaldo Bahls

Nenhum comentário:

Postar um comentário