sábado, 21 de janeiro de 2012

III DOMINGO DO TEMPO COMUM DO ANO B DIA 22 DE 01 DE 2012.

E JESUS LHES DISSE: „VINDE COMIGO, E EU FAREI D VÓS PESCADORES DE GENTE“.

Neste 3º Domingo do Tempo Comum inicia-se a proclamação do Evangelho segundo Marcos. A vida pública de Jesus inicia-se com a proclamação do tempo de conversão. A Boa-Nova de Deus marca um novo tempo, o tempo de conversão: “O tempo está realizado e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,14-20). O mesmo tema, ou seja, o tempo de conversão, está presente na primeira leitura. O convite à conversão estende-se a todos os povos. São Paulo lembra que o tempo da vida é breve e deve ser aproveitado para a pessoa ocupar-se do mais necessário, das coisas que permanecem. O tema da conversão e da penitência poderia parecer um tema quaresmal. De fato não é assim. Toda a nossa vida deve ser marcada pela conversão; o ano todo é tempo de conversão; a vida toda é tempo de conversão. Converter-se significa crer no Evangelho. Crer, no sentido forte da Sagrada Escritura. Crer significa pautar a vida pela Boa-Nova, ou o Evangelho de Deus. Significa entrar no Discipulado de Cristo. É pautar a nossa vida segundo os ensinamentos e os exemplos do próprio Cristo, em relação a Deus, como seus filhos, em relação ao próximo, como nosso irmão e irmã e em relação a toda a natureza criada, como senhores e senhoras da natureza. Neste ano, com a proclamação do Evangelho segundo Marcos, somos todos
chamados a permanecer com o Senhor. Somos convidados, como Simão e André, a aceitar o convite de Jesus: “Segui-me e eu vos tornarei pescadores de homens”. Entramos no discipulado de Jesus se fizermos como Tiago e João: “Jesus os chamou. E eles, deixando o pai Zebedeu no barco com os empregados, o seguiram”. O início da conversão marca a vida de uma pessoa, pois ele instaura um novo tempo, o tempo da graça, o tempo da vida nova em Cristo, o tempo da salvação.
Assim, este Domingo deveria marcar-nos profundamente, pois somos convidados a transformar este ano num frutuoso tempo de conversão. Que o Espírito Santo nos ajude a entrar no discipulado de Jesus Cristo.

PE. ROSEVALDO BAHLS
CASCAVEL, 19 DE 01 DE 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário