sexta-feira, 25 de março de 2011

2º Domingo da Quaresma




FRATERNIDADE E VIDA DO PLANETA: “A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO”
(RM 8,22).
2º Domingo da Quaresma dia 20 de 03 2011. Ano “A”
Pela cruz à glória
Seu rosto brilhou como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz.
Cada ano o segundo Domingo da quaresma traz o Evangelho da Transfiguração, no inicio da subida de Jesus a Jerusalém, onde ele levará a termo a vontade do Pai. Acompanhamos Jesus no seu caminho. Ora, neste caminho, para não desfalecermos em nossa fé, é bom termos diante dos olhos – como João, Tiago e Pedro, as testemunhas privilegiadas – a glória daquele que vai ser aniquilado, o Filho e Servo de Deus. E escutarmos a voz que sai da nuvem: “Escutai-o”.
Cada ano, também, a 1ª leitura (GN 12, 1-4a O caminho de Abraão) apresenta um dos grandes momentos da caminhada do antigo povo de Deus; neste ano (a), a vocação de Abraão. “Sai da tua terra”. Largar o que consideramos adquirida é a condição para caminhar no rumo que Deus nos indicar. A segunda leitura (2TM 1, 8b-10 Nossa santa vocação) é um breve comentário a isso. Aponta a “vocação santa” que recebemos em virtude do desígnio de Deus e com a ajuda transformadora de sua graça, dada em Cristo, no qual resplandece a vitória sobre a morte. Essa vitória final, Pedro, Tiago e João a viram antecipadamente, e atestada por Moisés (a Lei) e Elias (os Profetas), no monte da transfiguração Evangelho de (MT 17, 1-9 A transfiguração de Jesus). A visão desta glória é acompanhada pela voz; “Escutai-o”, que lembra o “Ouve Israel” de (DT 6,4). É um prelúdio da ressurreição – por isso as testemunhas devem guardar o silêncio até que esta se realize.
Jesus revela em si mesmo o termo de nossa vocação, na medida em que nós nos unimos a ele pela obediência à outoridade de sua palavra, pela adesão da fé. Assim, nossa vida não é posição adquirida, mas caminho, dinamizado por uma vocação cujo termo, embora ainda escondida em Jesus Cristo. Nossa adesão a Ele nos move de etapa em etapa. Sua glória é a luz que ilumina o caminho que nós somos chamados a percorrer. A seqüencia da predição da Paixão (MT 16, 21-23) e da transfiguração de Jesus (MT 17, 1-9) projeta pata nós esse caminho: “pela cruz à glória”. A lógica de Deus entra em choque com o mundo, que só quer conquistar e dominar, mas é vitoriosa em quem é fiel.
Para essa caminhada – assim reza a oração do dia – é precioso que sejamos alimentados com a palavra que nos vem através do Filho amado “Escutai-o”. Assim, com o olhar da fé purificada, participaremos já na terra da realidade eterna de Deus mesmo.
Pe. Rosevaldo Bahls
padrerosevaldo@terra.com.br
Cascavel, 15 de 03 de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário